Equipe: Portal Muscularizando / Autor: Bruno de Bastos Bindi
Lave frequente as mãos, faça o distanciamento social, e até certo ponto, manter uma dieta equilibrada para manter seu corpo mais saudável possível. Mas outro aspecto importante do apoio à saúde geral e impulsionar seu sistema imunológico é fazer exercícios regulares.
É claro que, com as academias fechadas, amarrar os tênis para correr pode às vezes parecer a última coisa que você quer fazer. Mas o simples ato de mover seu corpo, pode fornecer uma ferramenta poderosa para combater infecções.
*Nem todo exercício é inteiramente útil ao seu sistema imunológico, especialmente com uma nova ameaça viral à espreita do lado de fora.
Mesmo com a ordem de ficar em casa estabelecidos em todo o país, as principais autoridades como o CDC e a OMS ainda incentivam o exercício regular, e por boas razões. Além de melhorar sua saúde mental, uma revisão científica de 2019 no Journal of Sport and Health Science descobriu que o exercício pode melhorar sua resposta imune, diminuir o risco de doenças e reduzir a inflamação.
O estudo analisou "exercício agudo", o que significa intensidade moderada a vigorosa, com duração inferior a uma hora. (O estudo examinou principalmente a caminhada, mas isso também pode significar um treino elíptico, uma aula de spin ou mesmo uma corrida.) O autor do estudo David Nieman, Dr.PH, professor do departamento de biologia da Appalachian State University e diretor da Universidade Humana da universidade. Performance Laboratory, diz à Health que, tipicamente, as pessoas têm apenas um pequeno número de células imunes circulando pelo corpo. Essas células preferem ficar em tecidos e órgãos linfóides como o baço, onde seu corpo mata vírus, bactérias e outros micro-organismos que causam doenças.
Como o exercício aumenta o fluxo sanguíneo e linfático à medida que os músculos se contraem, também aumenta a circulação das células imunológicas, fazendo-as percorrer o corpo a uma taxa mais alta e em maior número, diz Nieman. Especificamente, o exercício ajuda a recrutar células imunológicas altamente especializadas - como células assassinas naturais e células T, a encontrar patógenos (como vírus) e eliminá-los. Na revisão de Nieman de 2019, os participantes que fizeram uma caminhada rápida de 45 minutos experimentaram esse aumento de células imunológicas flutuando pelo corpo por até três horas após a caminhada, explica Nieman.
Embora você receba uma resposta imediata do seu sistema imunológico ao se exercitar, isso acabará desaparecendo, a menos que você continue trabalhando de forma consistente. "Se você fizer 45 minutos de exercício no dia seguinte, tudo isso acontecerá novamente", diz Nieman. "Tudo aumenta conforme o tempo passa." De fato, outro estudo de Nieman e sua equipe, este publicado em 2011 no British Journal of Sports Medicine, descobriu que aqueles que praticavam exercícios aeróbicos cinco ou mais dias da semana diminuíam o número de infecções do trato respiratório, durante um período de 12 semanas em mais de 40%.
Pense no efeito imunológico duradouro do exercício como este, explica Nieman: digamos que você tenha uma empregada doméstica para limpar sua casa por 45 minutos na maioria dos dias da semana. A casa ficará muito melhor no primeiro dia do que se alguém nunca viesse. Mas quanto mais frequentemente a governanta voltar, melhor e mais limpa será a casa. "O exercício é realmente uma atividade de limpeza, onde ajuda o sistema imunológico a patrulhar o corpo e detectar e evitar bactérias e vírus", diz Nieman. Portanto, você não pode necessariamente se exercitar um dia aqui e ali e espera ter um sistema imunológico que apaga doenças. Volte para mais movimentos regulares, no entanto, e seu sistema imunológico está melhor preparado para eliminar os germes causadores de doenças. Isso se mantém, mesmo quando você envelhece, de acordo com outro artigo de revisão de 2018 publicado na revista Fronteiras em Imunologia.
Outro benefício do exercício é que diminui a inflamação no corpo, o que, por sua vez, também pode melhorar a imunidade. De fato, algumas pesquisas, como o estudo de 2004 no Journal of the American Geriatrics Society, vinculam níveis reduzidos de marcadores inflamatórios àqueles que se exercitam com mais frequência e têm níveis mais altos de condicionamento físico. E Nieman diz que isso acompanha a imunidade. "Quando as células imunológicas tentam funcionar com a inflamação, também colocam o sistema imunológico em um estado de inflamação crônica", diz ele, o que dificulta o combate à infecção. Para reduzir a inflamação, aumente o seu nível de atividade.
Fontes e links úteis
Fontes e links úteis
IMPORTANTE
Se Inscreva no canal é grátis:
https://www.youtube.com/muscularizando?sub_confirmation=1
APOIA.SE do Muscularizando! Torne-se Apoiador AGORA — Ganha Dinheiro + WhatsApp:
https://apoia.se/muscularizando
#muscularizando é um lugar destinado a dicas de Musculação, Saúde, Dieta, Suplementação e Fitness.
Canal Muscularizando no DAILYMOTION
http://dailymotion.com/muscularizando
Instagram @muscularizando / http://instagram.com/muscularizando
DICAS:
CURTE >> https://facebook.com/muscularizando
SEGUE >> https://twitter.com/muscularizando
NOSSO PORTAL https://www.muscularizando.com.br
CONTATO COMERCIAL contato@muscularizando.com.br
Faça um teste grátis e descubra seu Biotipo
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-biotipo/
Faça um teste grátis e descubra se é sedentário
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-sedentarismo/
Calculadora Taxa Metabolica Basal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-taxa-metabolica-basal/
Calculadora de Percentual de Gordura Corporal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-de-percentual-de-gordura-corporal/
- Querido público e donos autorais de conteúdo: Peço por favor que se não gostar do vídeo e do uso de vossa imagem, não dê strike no canal.
Entre em contato comigo através de um e-mail para: contato@muscularizando.com.br para que possamos resolver a situação.
Lembre-se que sempre deixo os créditos dos donos do conteúdo. Obrigado!
|
Assuntos Relacionados
Comentários: