Equipe: Portal Muscularizando / Autor: Bruno de Bastos Bindi
Um estudo recente de Warneke et al é o primeiro grande estudo de prova de conceito investigando o impacto direto do alongamento no crescimento muscular.
52 indivÃduos foram randomizados em dois grupos: um grupo de alongamento e um grupo controle sem alongamento. Além disso, as pernas dos sujeitos nos grupos de alongamento foram divididas aleatoriamente dentro do sujeito: uma perna foi submetida à intervenção de alongamento e a outra perna serviu como perna de controle sem alongamento.
A intervenção de alongamento foi bastante intensa. Cada sujeito usou um dispositivo ortopédico que travou o pé no lugar enquanto puxava o tornozelo em dorsiflexão.
A intervenção de alongamento durou seis semanas, e os indivÃduos alongaram a panturrilha por uma hora inteira todos os dias.
A força isométrica aumentou significativamente mais na perna de alongamento do grupo de alongamento (+16,8%) do que na perna sem alongamento do grupo de força (+1,4%).
Quanto às mudanças na flexibilidade, o desempenho do teste joelho à parede aumentou substancialmente na perna de alongamento do grupo de alongamento (+13,2%), enquanto todos os outros grupos e condições experimentaram pequenas reduções no desempenho.
Finalmente, e mais importante, a espessura do gastrocnêmio aumentou substancialmente nas pernas de alongamento do grupo de alongamento (+15,3%), enquanto as pernas sem alongamento praticamente não sofreram alterações.
Este estudo demonstra que o alongamento estático com intensidade e volume suficientes pode causar diretamente hipertrofia em humanos. Este é um achado muito importante, porque coloca a ideia de hipertrofia mediada por estiramento em bases de evidências mais firmes. Além disso, este estudo confirma que as intervenções de alongamento longitudinal podem aumentar diretamente a força dinâmica e a produção de força isométrica.
Pesquisas futuras devem examinar outros músculos e manipular a duração e a intensidade do alongamento para ver quanto alongamento é necessário para fornecer um estÃmulo adequado para o crescimento muscular.
Fontes e links úteis
Fontes e links úteis
IMPORTANTE
Referência Bibliografica:
Warneke et al., Influence of Long-Lasting Static Stretching on Maximal Strength, Muscle Thickness and Flexibility Front. Physiol., 25 May 2022
Se Inscreva no canal é grátis:
https://www.youtube.com/muscularizando?sub_confirmation=1
APOIA.SE do Muscularizando! Torne-se Apoiador AGORA — Ganha Dinheiro + WhatsApp:
https://apoia.se/muscularizando
#muscularizando é um lugar destinado a dicas de Musculação, Saúde, Dieta, Suplementação e Fitness.
Canal Muscularizando no DAILYMOTION
http://dailymotion.com/muscularizando
Instagram @muscularizando / http://instagram.com/muscularizando
DICAS:
CURTE >> https://facebook.com/muscularizando
SEGUE >> https://twitter.com/muscularizando
NOSSO PORTAL https://www.muscularizando.com.br
CONTATO COMERCIAL contato@muscularizando.com.br
Faça um teste grátis e descubra seu Biotipo
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-biotipo/
Faça um teste grátis e descubra se é sedentário
https://www.muscularizando.com.br/teste-de-sedentarismo/
Calculadora Taxa Metabolica Basal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-taxa-metabolica-basal/
Calculadora de Percentual de Gordura Corporal
https://www.muscularizando.com.br/calculadora-de-percentual-de-gordura-corporal/
- Querido público e donos autorais de conteúdo: Peço por favor que se não gostar do vídeo e do uso de vossa imagem, não dê strike no canal.
Entre em contato comigo através de um e-mail para: contato@muscularizando.com.br para que possamos resolver a situação.
Lembre-se que sempre deixo os créditos dos donos do conteúdo. Obrigado!
|
Assuntos Relacionados
Comentários: